Lembre-se de que você será um autodidata e vai estudar sozinho, segundo suas oportunidades, conveniências e ritmo de trabalho.
Pense no assunto a ser estudado. Concentre sua atividade mental em uma só coisa, excluindo os demais acontecimentos que possam estar ocorrendo no ambiente próximo a você.
Planeje suas tarefas
Arrume o material a ser estudado em determinada ordem, isto é, ordene o que tem a fazer, prepare o que é necessário. Está, portanto, iniciado o processo de como proceder para aprender. Feito o planejamento, coloque sua atenção, sua memória e seu raciocínio para trabalhar. Lute para conseguir o que deseja, vencendo os obstáculos; isto só lhe trará vantagens. Se existir algo de errado com seus hábitos de estudo, será ótimo detectá-los e corrigi-los.
Para organizar seu tempo:
Proponha-se somente às tarefas que possam ser realizadas no tempo planejado. Traçado o plano de estudo, não perca tempo pensando se vai estudar ou quando e o que vai estudar: siga o plano estabelecido.
Organize seus horários de estudos, procurando variar seu planejamento do programa, alternando entre ler, escrever, resolver atividades. O ideal seria dedicar duas horas diárias ao seu estudo. Sabemos, porém, que em determinados dias a disponibilidade de tempo será pequena e, em outros, será bem maior, havendo uma compensação natural. Estabeleça um tempo de reserva, pois imprevistos podem ocorrer. O planejamento só é racional se os períodos de estudos corresponderem ao seu ritmo de vida e forem previstos pausas e tempo livre para descanso.

- Estude uma coisa de cada vez.
- Separe as fases de trabalho das de descanso.
- Sempre que possível, estabeleça horário para estudar.
- Avalie suas capacidades e estabeleça metas possíveis de atingir.
- A maneira que sempre tem dado bons resultados é ler atentamente a aula toda. É mais fácil reter um assunto quando você compreende o seu sentido geral. Obtenha, pois, uma visão do conjunto do assunto antes de passar ao estudo das informações isoladas ou dos detalhes.
- Preocupe-se com a idéia e não com as palavras, pois lendo as palavras com a preocupação de pronunciá-las corretamente, está fazendo interrupções que terão reflexos na compreensão global, sendo muito difícil conseguir repetir o que leu.
- Em seu estudo, procure conduzi-lo de modo a utilizar os órgãos dos sentidos – visão e audição – para acelerar sua aprendizagem. Utilize recursos, tais como ler em voz alta; associe o que está lendo com conhecimentos já adquiridos.
- O tempo despendido na leitura em voz alta é de grande proveito e inclusive mantém, entre outros benefícios, a atenção nos exercícios, da mesma forma que o tempo gasto na recitação é realmente tempo economizado.
- Quando você ler com o objetivo de estudar, não o faça passivamente. Você não pode limitar-se a percorrer o texto, deve ficar alerta com o que o cerca em cada passo do caminho.
- Leia tudo, incluindo quadros, ilustrações, pois estão no conteúdo com um propósito e não apenas para tornar a página mais atrativa, mas constituem um veículo de informações que não podem ser expressas facilmente em palavras.
- A medida que for lendo, pare, a intervalos, a fim de reproduzir a essência do que leu. A recitação pode tornar-se a razão principal de como você consegue se lembrar.
- Preste atenção às palavras novas cujo significado lhe é vagamente familiar. Não prossiga até ter entendimento completo da mesma, pois pode ser que exatamente esta palavra envolva a idéia principal ou pormenores importantes. Procure, pois, um dicionário, o que lhe permitirá adquirir o hábito de consultá-lo.
- Abra todos os links apresentados durante a leitura do conteúdo, eles trazem informações úteis, que lhe ajudarão a entender melhor o texto.
- Tenha o hábito de fazer anotações e esquemas ao longo da leitura de seu texto.
- Repita a matéria estudada em intervalos. O estudo assim distribuído proporciona um maior índice de retenção.
- Após a segunda leitura, tente responder os exercícios propostos, sem consultar o texto.
- Se as dúvidas continuarem ou se não conseguir compreender o texto, refaça a leitura mais pausadamente.
- Tente novamente responder aos exercícios, também sem consultar o texto.
- Procure praticar, imediatamente, em seu trabalho, o que foi aprendido.
- Cada curso contém tudo o que você deve saber sobre o tema, mas não tudo o que você pode saber.
- A bibliografia no final de cada curso é uma boa indicação para atualização permanente e continuada.
Se as dúvidas ainda permanecerem, recorra ao seu Professor Local.
Esteja certo do que vai perguntar, sendo claro e objetivo. Certifique-se de que realmente entendeu as explicações recebidas, para que possa, a partir daí, realizar as tarefas propostas, sem dificuldades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário